sexta-feira, 5 de março de 2010

2006/2007 - Engatinhando


Esse post é o primeiro de uma trilogia que vai mostrar uma parte das minhas memórias, também de onde surgiu a minha paixão por cinema e vídeo, o que já realizei e, até por isso, olhe com carinho os vídeos mais antigos =). São memórias de um tempo mais tranquilo e de vídeos talvez não muito bem feitos... Uma boa oportunidade também para acompanhar a evolução técnica.

Parte 1.
2006/2007 - Engatinhando

Há mais ou menos cinco anos começou esse meu interesse todo por cinema e vídeo, com um concurso interno da minha escola chamado "Doroteito". Nesse evento a 8ª série da tarde (que eu participava) tinha que se dividir em grupos para a realização de documentários, enquanto as do turno da manhã vídeos de ficção originais (proposta que eu gostava mais...). Ah, nosso documentário era sobre Skate.

Aconteceu que, empolgado, me preparei todo para o grande dia da filmagem, na época (2006), em uma praça bem ao lado do futuro Jardim Europa (estou ficando velho?). Partimos com uma enorme e divertida câmera VHS da Panasonic. Ao chegarmos, naquele dia de céu parcialmente nublado, conferimos o local, nos preparamos e... não deu. A câmera estava com problemas! Para completar, no dia em que remarcaram, não pude ir. Fiquei com isso mal resolvido, primeiro por não ter ajudado em nada das filmagens, segundo por não poder fazer um vídeo de ficção.

Chegou o primeiro ano do Ensino Médio! 2007... Era a minha grande chance, com um trabalho de Literatura, pude participar de um vídeo de ficção! Tá certo que não tinhamos a liberdade de inventar uma história do nada... Mas, inventei o que pude em cima das histórias; sim, eram baseadas em dois contos de Allan Poe retirados do livro proposto, contendo contos de mistério e morte. Juntamos esses dois contos, se bem me lembro "O Barril de Amontillado" e "O Coração Delator". Naquele fim de ano, o resultado: "Assassino Maldito" Cujo trailer (antes do filme) foi a primeira edição em toda a minha vida!


Para ter só uma noção, até que já tinha alguns recursos avançados gente! Eu não gostei (e ainda não curto muito) dos caracteres padrão do Movie Maker, nem do tempo de fades, então fazia ambas as coisas com imagens. Criava os caracteres no Paint, bem como as imagens simplesmente de fundo preto e... resumindo uma possivel "explicação para outro post", encaixava tudo certinho. =D Ah, e as músicas, as conseguia por meio de trilhas de filmes, pois reparava na trilha dos mesmos e os compositores, como faço até hoje. No caso de Assassino Maldito, peguei instrumentais do Eric Serra de 007 contra Goldeneye (1995)... E o tema, "A View to a Kill", interpretada pelo Duran Duran, retirei de 007 - Na Mira dos Assassinos (1985).

Foi o fim de uma bela jornada. Oito anos já tinham se passado desde que eu tinha entrado no Santa Dorotéia. Lembro que para marcar isso, trouxe de casa, no último dia de aula, um relógio de parede redondo, de metal. Coloquei-o apoiado em um pilar ao lado do quadro negro. Foi engrassado pois, distraída, nossa então professora d História o derrubou, quebrando o vidro que o protegia. De qualquer modo, há quedas, como essa, que não são tragédias, tampouco vistas como um absurdo, apenas enriquecem a graça do momento.


Desde então, me apaixonei por fazer isso, mais do que atuar, estar atrás das câmeras, escrever, filmar, editar... Aliei isso à minha paixão absurda por eletroeletrônicos e computador, buscando usar todo o conhecimento possível para melhorar cada vez mais os vídeos onde pudesse participar de alguma forma.

Um comentário: