sexta-feira, 5 de março de 2010

2008 - Boas Mudanças


Claro que, da 8ª(2006) para do 1º(2007), muita gente saiu da escola, indo para outros colégios, lugares. Mesmo assim, o contato com amigos que saíram não foi perdido, amenizando isso. No geral, o início do Ensino Médio foi ótimo, a mudança de turno - da tarde para a manhã - era uma experiência interessante; e a realização do curta formidável. 

Parte 2.
2008 - Boas Mudanças 

Em 2008, já estávamos todos melhor adaptados e, junto disso, a dificuldade das aulas também aumentou. Começávamos a sentir mais e melhor o peso do Ensino Médio. Foi bem no início desse ano que o professor de Filosofia propôs um trabalho sobre as culturas. Eu, faminto por uma nova oportunidade de realizar algum vídeo, logo me prontifiquei a dar a sugestão de poder apresentar, também, dessa maneira. Para a minha felicidade, ele aceitou. 

Tínhamos um prazo muito curto, mais ou menos uma semana. Logo no primeiro dia, o grupo sentou e debateu as idéias para o vídeo. Fechamos uma espécie de roteiro no mesmo período. Começava a tomar forma o meu segundo projeto audiovisual! O curta então se chamaria "O Reencontro" e mostraria um pouco do retorno de uma garota que realizou intercâmbio e reencontra suas amigas, debatendo assuntos culturais. Eu, decidido a não atuar nesse segundo projeto, preferi me dedicar totalmente ao roteiro, filmagem e edição. 

Em uma tarde sensacional, ensolarada e no fim de semana, levamos uma Cybershot emprestada (obrigado Paloma! hehehe) e filmamos boa parte do filme. Lá no templo budista de Três Coroas. A outra metade filmamos em uma grande praça aqui do bairro.

 

Utilizei bastante a excelente trilha sonora de Forrest Gump (1995), composta pelo Alan Silvestri. Curiosamente, eu tinha o disco das músicas, então foi a única trilha instrumental que retirei de um CD mesmo. 

Após esse trabalho participei de mais uns dois curtas dentro da escola, mais descontraídos e leves. Um sobre um garoto EMO e o outro era uma espécie de jornal maluco. Este último então, rendeu boas risadas e erros de gravação. Nosso amigo Marcos foi mostrar um produto durante uma espécie de merchandising que era para ser de um incrível aparato para fazer sucos chamado "Juicer by Your Hands" - uma paródia aos conhecidos Juicers - e que consistia em, digamos, um simples copo de madeira e um pilão para esmagar o que você quisesse dentro! 

Então, voltando ao nosso amigo, ele foi mostrar os incríveis brindes - alteres para exercícios - e acabou passando com parte dos pesos em cima da mesinha em que estava o produto, tudo balançou, o copo com o líquido viscoso tombou e derramou tudo - uma mistura fatal de água, laranja, banana, kiwi e talvez até mais coisas... Foi risada para todos os lados, riram demais dentro do cenário. Olha, contando assim pode não ser tão engraçado, mas o contexto todo foi formidável. Quando tiver o vídeo eu posto! 

Naquele mesmo ano, a chapa do Grêmio de Alunos que eu participava tomou posse. Logo já estaríamos envolvidos na organização dos eventos, entre estes, o Rei & Rainha e Broto & Brotinho. Planejamos, então, uma série de vídeos a serem passados durante os eventos, quebrando a estrutura antiga e dinamizando tudo. Na realidade, também uma desculpinha para fazermos mais produções =D. Pois bem, parte do maravilhoso grupo que faria depois, no mesmo ano, Presente de Inverno, Alexandra, Camila, Elisa e Eu, colocou tudo de si para fazer um evento sensacional. Lembro que, por usar o Movie Maker e estar salvando boa parte das edições aqui em casa, foi bem sinistro. Se você já usou o Movie Maker, bem sabe que ele tem o péssimo costume de travar. Não foi diferente. Olha, o que eu demorei para deixar tudo pronto, foi insano (e passaria mais vezes por situação parecida). Só sei que nem dormi praticamente, tirando cochilos durante a renderização dos videos e acordando para ir para o próximo... Mesmo assim, naquele meu masquismo audiovisual, eu curti passar por isso sabe... Foi como um desafio e um esforço verdadeiro por uma causa e algo que amo fazer. 

Após os eventos do Grêmio, viria a grande oportunidade. O início de algo maior. Uma nova possibilidade. O professor de Literatura e a professora de Português lançaram um evento envolvendo os 2ºs anos e os 1ºs, chamado "Prêmio Santa Paula Frassinetti". Os 1ºs anos fariam rádio-novelas e os 2ºs curtas baseados na obra de Machado de Assis. Seria um concurso. Um concurso que entramos dispostos a fazer o melhor possível, a vencer. O grupo principal: Alexandra, Camila, Elisa, eu, Nykollas e Rodrigo. Adaptamos dois contos, unindo as histórias e criando ainda mais em cima delas, como se fossem um esqueleto para o que se tornaria o grande vencedor dessa primeira edição do prêmio. Começamos com um projeto piloto, apenas para entregar no prazo para o professor, depois, com mais calma, regravamos durante as férias de inverno, este, pensando no concurso. Fomos à serra, gravamos em Bento Gonçalves, Canela, Nova Petrópolis! Também filmamos na estação do Metrô e no Jardim Botânico. O resultado desses inesquecíveis momentos em minha vida: Presente de Inverno 

Trailer:
"Alguma coisa sempre escapa, ao naufrágio das ilusões." - Machado de Assis (usada em Presente de Inverno)





Foi simplesmente inesquecível a gratificação de termos ganho, mesmo em um concurso que é interno da escola, não apenas de Melhor Filme, mas também mais outras categorias! Somando um total de 7 premiações. =D 

Ajudei e atuei em um projeto do Doroteito daquele ano, que viria a ganhar também. E em um outro curta de Literatura dos terceiros anos, "Concerto Campestre" (baseado na obra de mesmo nome), que filmamos em um sítio próximo a Itapuã, às margens do Guaíba, onde podemos fazer a cena final emoldurada por um belo entardecer =).

Presente de Inverno foi o ápice daquele ano! E aquele ano foi o ápice! Naquela altura, ja eram mais de 10 o número de vídeos em que participei de alguma forma. Um ano acabava. O terceiro ano estava cada vez mais próximo. Logo nasceria o capítulo final do Ensino Médio, dos onze anos de escola.

Um comentário:

  1. Oieeeeee
    adoro blogs...xD
    tá bem legal o teu.
    Baaaaa nem me fale de lembranças...
    Tô com muitas saudades de todo mundo!
    xD
    beijos

    ResponderExcluir